Ciclone extratropical provoca instabilidades em Santa Catarina com previsão de temporais isolados
-
Foto: Rádio Rural / Reprodução -
Ciclone vem de Rio Grande do Sul e Uruguai
A formação de um novo ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai trouxe instabilidades e aumento de nebulosidade para o estado de Santa Catarina durante a madrugada de quarta-feira, 26. Como resultado, o dia iniciou com presença de chuvas fracas no Planalto Sul, tempo nublado e alguns nevoeiros nas demais regiões catarinenses. À tarde, a combinação de instabilidades associadas à formação do ciclone, calor e umidade pode provocar temporais isolados em áreas como divisa com o RS, Vale do Itajaí e Planalto Norte. As temperaturas variam entre 15ºC e 27ºC.
Para a quinta-feira, 27, a previsão indica que uma frente fria associada ao ciclone extratropical se aproxima, mantendo o dia novamente nublado em todo o estado. Durante a tarde, há novamente a possibilidade de ocorrência de temporais isolados, com um risco baixo a moderado de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e queda de granizo. Em comparação com o dia anterior, as máximas abaixam, e a temperatura varia entre 14ºC e 22ºC.
A presença do ciclone extratropical exige que a população esteja atenta às condições climáticas e tome as precauções necessárias para evitar problemas relacionados a possíveis temporais. É importante acompanhar as informações meteorológicas atualizadas e, se possível, evitar deslocamentos em áreas de maior risco durante os períodos de instabilidade.
As autoridades de Defesa Civil do estado também recomendam que os moradores fiquem atentos a possíveis alertas e orientações emitidos pelas autoridades locais, garantindo a segurança de todos diante das adversidades climáticas.
Deixe seu comentário